Sobre o congresso

Pela vez primeira a realização do Congresso da Sociedade para o Estudo do Humor Luso-Hispânico terá lugar no Brasil em Cuiabá (Mato Grosso).

Fundada em 1996, na Filadélfia (Pennsylvania -EUA) é já o XVI, depois de ter ocorrido em grandes centros universitários e culturais como Montereal e Sudbury (Canadá), San Juan de Porto Rico, Santiago do Chile, Cidade do México Monterrey e Guadalajara no México, Minneapolis (Minnesota), São José da Costa Rica, Lisboa, Kansas City, e por último em Honolulu (Haway) em 2014.

É motivo de grande orgulho, para o Departamento de História do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), acolher, de 14 a 16 de outubro de 2015, este prestigiado congresso.

Aqui vão se reunir, vindos de Portugal, Espanha, França, Itália, Estados Unidos, Canadá, Brasil, Chile, Argentina, México entre outros estudiosos do humor nas suas diferentes vertentes. Para além dos eventos culturais programados, submetemos a concurso um prêmio pecuniário, instituído pela Sociedade Internacional para o Estudo do Humor Luso-Hipânico, para o melhor ensaio apresentado por um estudante de Mestrado ou em nível de Doutoramento, avaliado por um júri internacional, a ser atribuído no primeiro dia do congresso.

Nestes dezenove anos de existência da Sociedade os campos do saber foram se alargando da clássica literatura e das abordagens teóricas sobre o humor, ramificaram-se pelos caminhos da linguística, cinema, música, literatura, internet, HQ’s, teatro, meios de comunicação de massa, etc.

Por fim, esperamos que estas trocas acadêmicas, de discussões sempre tão profícuas, sejam feitas e vividas com Humor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário