Modalidade Pôster (Graduandos)

MODALIDADE BANNER
(Serão aceitas inscrições de submissão de banner  (graduandos) até o dia 30 de setembro de 2015).
Para se inscrever, clique no link.
O texto completo, nessa modalidade, o prazo de submissão é até o dia 05/10/2015, com as mesmas normas sugeridas na aba texto completo desse site
O banner deve ser confeccionado pelos autores do projeto e revisado pelo professor orientador. Sugerimos que seja utilizado o mínimo de texto. Ao confeccionar seu pôster esteja atento às seguintes observações:
ELABORAÇÃO DO BANNER
 1.1  A COMPOSIÇÃO DO TEXTO
 1.1.1  O título
Centralizado, em Fonte Arial, tamanho de fonte 60, em negrito e maiúscula.  O título deve conter nota de rodapé indicando a natureza do trabalho. Exemplo: Projeto de Iniciação Cientifica desenvolvido na disciplina de História da Arte.

1.1.2  Autoria
Quanto ao(s) nome(s) dos envolvidos no trabalho:
Escritos dois espaços abaixo do título do trabalho, alinhados à direita, com nota de rodapé identificando orientador do trabalho, o curso e o período cursado. Podem ser acrescentados endereço e E-mail. Fonte Arial e o tamanho da fonte deve ser 36.
2  ESTRUTURA DO BANNER
 2.1  Títulos obrigatórios
São obrigatórios: título do trabalho, nomes dos autores e referência ao programa de fomento e instituição. Introdução, objetivos, metodologia (materiais e métodos), conclusões (resultados) e referências.

2.2  Do aspecto estético
É livre, desde que respeitadas às normas convencionais (ABNT) para a parte textual e uso de recursos como tabelas, gráficos, fotos, mapas, etc.
Dimensões do pôster: banner em lona, 0,70 m X 0,90 m.

 REGRAS CONVENCIONAIS PARA BANNER
3.1  Informação e documentação
·        Fonte: aquelas maiores e mais visíveis (por exemplo: Arial)
-Tamanho da fonte:  no mínimo 20, mas depende da quantidade de texto e o tamanho do banner. Sugestões gerais: Título = Arial 60, Autores e instituição = Arial 36, Texto = Arial 24,
Bibliografia = Arial 16.
·        Usar caixa alta, somente para os títulos dos itens (INTRODUÇÃO, METODOLOGIA,
RESULTADOS E DISCUSSÃO, etc...)
·        O texto deverá vir separado em colunas (dependerá da quantidade de texto). Sugestão: no máximo 2 colunas, alinhadas e texto justificado.
·        Espaçamento entre as linhas: 1,5, mas dependerá da quantidade de texto.

3.2  Ilustrações, abreviaturas, siglas e de símbolos
As ilustrações: tabelas e figuras (gráficos, mapas, fotografias, desenhos, quadros, lâminas, plantas, esquemas, organogramas, etc.), e os símbolos (com seus significados) são numerados conforme sua ordem de aparecimento no texto.
As abreviaturas e siglas empregadas no decorrer do texto, quando aparecem pela primeira vez no texto, devem aparecer por extenso e com sua sigla entre parênteses. Exemplo: Faculdade de Ciência e Tecnologia (FACIT). Siglas com até cinco letras aparecem em caixa-alta; acima disso só a primeira letra aparecerá em maiúsculo.
De acordo com a NBR 14724:2001, as figuras são elementos demonstrativos de síntese, constituindo-se em unidades autônomas, a fim de explicar ou complementar visualmente o texto. “Qualquer que seja seu tipo, sua identificação aparece na parte inferior precedida da palavra FIGURA,” seguindo-se seu número de ordem de ocorrência no texto em algarismos arábicos, o respectivo título e/ou legenda explicativa e a fonte, caso seja necessária. Essas legendas devem-se caracterizar pela brevidade e pela clareza, dispensando consultar o texto. Devem as figuras inserir-se o mais próximo possível do trecho a que fazem referência.
As tabelas, conforme a NBR 14274:2001, são elementos demonstrativos de síntese que constituem unidade autônoma, apresentando informações com tratamento estatístico. Em sua apresentação, deve-se levar em consideração o que segue: a) têm numeração independente e consecutiva.

Modelos de Referência
1.      Livro: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título em itálico: subtítulo. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora, ano.
1.      Coletânea: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título do ensaio. In: SOBRENOME, Nome (abreviado) do(s) organizador(es). Título da coletânea em itálico: subtítulo. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora, ano.
1.      Artigo em periódico: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título do artigo. Nome do periódico em itálico, local da publicação, volume e número do periódico, ano. intervalo de páginas do artigo, período da publicação.
1.      Dissertações e teses: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título em itálico. Local. número total de páginas. Grau acadêmico e área de estudos [Dissertação (mestrado) ou Tese (doutorado)]. Instituição em que foi apresentada. ano.

1.      Internet (documentos eletrônicos): SOBRENOME, Nome (abreviado). Título em itálico, [Online]. ano. Disponibilidade: acesso. [data de acesso].

Nenhum comentário:

Postar um comentário